Você já teve a sensação de estar tudo dando errado? Parece que nada do que você faz é bom o suficiente, ou que não consegue se livrar de um problema…
Será que é só com você ?
Claro que não! Acontece com várias pessoas…quando temos um problema, estamos com uma visão das coisas que estão acontecendo carregadas de emoções, sentimentos que geram insegurança e que nos levam muitas vezes a ter comportamentos impulsivos, ou seja, usamos muito nosso lado emocional para lidar com aquilo e isso pode impedir que o lado racional entre em ação conjunta para organizar isso.
O que pode acontecer é que nessas situações a capacidade de raciocínio fica comprometida.
Vejamos 5 passos para lidar com tal situação:
Passo 1
Pegue um papel e uma caneta (evite escrever no celular, escrever com caneta ativa áreas diferentes no cérebro das que ativamos quando digitamos).
Passo 2
Escreva o problema do jeito que ele estiver na sua cabeça no momento.
Passo 3
Após escrever leia atentamente o que você escreveu, mas ao ler imagine que está lendo o problema de outra pessoa, como se você tivesse recebido uma carta de um amigo.
Passo 4
Pense em como você responderia essa carta pra esse amigo, tentando ajudá-lo na resolução da situação.
Passo 5
Escreva a possível resposta e leia de novo o problema e a “solução”.
Essa é uma forma de colocar para fora algo que está te incomodando e de tentar raciocinar algo que está muito emocional.
Esse exercício pode ser feito por casais, quando estiverem com dificuldades para dialogar, também é uma forma de estreitar o vínculo e melhorar a comunicação.
Problemas, fazem parte da vida
Todos nós temos problemas, o que nos diferencia é a forma como enfrentamos eles, mas antes de enfrentar isso existe um passo que é a maneira como interpretamos a questão, pois isso está diretamente ligado a forma como vamos pensar na resolução.
Se você tem uma interpretação equivocada, é provável que tenha formas de lidar que estarão em conflito com o que realmente seria válido para solucionar a questão.
Então, antes de pensar em resolver as coisas pergunte-se se a sua interpretação sobre o problema está realista.
As vezes a gente busca estar certo e nem sempre isso é verdade, todo mundo erra e está tudo bem voltar atrás em uma opinião ou interpretação pra resolver as coisas.
Ter razão nem sempre é resolver, as vezes para resolver é necessário se despir do ego e encarar fatos não agradáveis, mas é libertador resolver problemas e ficar em paz, além de tudo você aprende mais se abrindo pra errar do que insistindo em estar com a razão o tempo todo!
Fernanda de Vasconcelos Silva PSICÓLOGA | CRP 06/141330 |
|||||
0 Comentários