Como parar de querer controlar tudo?

A necessidade de controle é algo que está presente na vida de muitas pessoas e geralmente essas pessoas são ansiosas!

Pode parecer algo banal, porém, é importante perceber em qual grau está essa necessidade de controlar tudo.

Alguns perigos da necessidade de controle:

  1. As relações interpessoais podem ser prejudicadas, pois a pessoa que está se relacionando com quem tem necessidade de controle pode se sentir sufocada e perder o interesse em estar junto de alguém que quer determinar como a relação tem que acontecer.
  2. Frustrações podem ser bem comuns, já que nem todas as coisas saem sempre como planejamos e essas situações que fogem ao controle pode desencadear comportamentos agressivos e irritadiços ou depressivos e desinteressados.
  3. A saúde como um todo pode ser afetada, já que os pensamentos constantes de manter as coisas dentro do controle podem interferir no ciclo do sono, no apetite, na (rotina de trabalho, no planejamento da rotina do dia a dia e em tudo o que necessitar de raciocínio.
  4. Não temos resposta para tudo, e sinto muito em lhe dizer que nunca teremos, portanto existem coisas que você não vai conseguir controlar, simplesmente por não saber o que fazer!
  5. Existe um desgaste de energia incalculável, e usar essa energia para outras coisas pode trazer muitos resultados que vão te mostrar que algumas coisas que você tenta controlar não merecem tanta ênfase.

Não existe controle, mas podemos contar com o planejamento.

É claro que planejar as coisas não é algo ruim, aliás é super importante para manter uma rotina organizada e dar conta de todas as coisas que precisamos fazer no dia a dia, porém, há uma grande diferença entre planejar e controlar, confundir as coisas nos coloca em uma posição perigosa.

Planejamento é algo feito de maneira saudável, é o estabelecimento de metas alcançáveis e nada impede que sejam recalculados os planos se algo sair diferente do esperado.

Já no controle excessivo há uma necessidade de estar no domínio de todas as coisas o tempo todo!

Lembre-se que a sua saúde depende de como você decide guiar a sua vida, e nem tudo tem um controle remoto para apertarmos um botão.

 
Fernanda de Vasconcelos Silva
PSICÓLOGA | CRP 06/141330
 
 

Sobre o Autor

Fernanda Vasconcelos
Fernanda Vasconcelos

Graduada em Psicologia, Administração de Recursos Humanos, Pós-Graduada em Terapia Cognitivo Comportamental para Atuação em Múltiplas Necessidades Terapêuticas e Especialista na Metodologia DISC de Análise Comportamental.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisando de ajuda?