A depressão é um transtorno que pode se apresentar de diversas formas, existe um conjunto de sintomas que precisam estar presentes para que se tenha a constatação desse diagnóstico.
Independentemente do que leva uma pessoa a desenvolver a depressão, precisamos levar em conta que o transtorno depressivo é algo muito sério e precisa de uma atenção especial.
Os números não mentem
Dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) trazem um alerta preocupante:
São 322 MILHÕES de pessoas no mundo com depressão!
São 11,5 MILHÕES de brasileiros sofrendo com a depressão!
O Brasil é o país da América Latina com o maior número de casos!
Entre 2005 e 2015, ou seja, em 10 anos o número de casos cresceu 18%.
Mulheres são a maioria nos casos de depressão.
É grave, infelizmente! Mas, esses dados nos orientam a dar mais atenção para essa questão!
Como sei se tenho depressão?
Antigamente acreditava-se que a depressão tinha um único padrão, ou seja, existia um conjunto de sintomas muito fechados que a classificavam, mas hoje sabemos que não é bem assim… Temos sim quadros depressivos em que a pessoa fica na cama, sem tomar banho, sem se alimentar ou exercer qualquer atividade cotidiana, porém, não são apenas em casos com esses sintomas que temos que ficar atentos.
O que é importante observar para saber se é depressão
Vamos fazer um exercício?
Anote em um papel tudo o que está sentindo, coloque todos os seus sentimentos.
Depois olhe para cada uma das palavras que escreveu e coloque ao lado uma estimativa de tempo daquele sentimento.
Por exemplo:
Angústia- Há 2 semanas
Indisposição- Há 3 semanas
Agora tente correlacionar esses períodos com o que tem acontecido na sua vida.
Por exemplo:
Mudei de casa faz 1 mês.
Tive uma perda significativa nos últimos meses.
Com esse exercício você vai conseguir fazer uma reflexão sobre os últimos acontecimentos da sua vida e como se sente em relação a eles, isso pode ajudar a organizar as suas ideias para levar a uma pessoa capacitada essa demanda com um conteúdo mais concreto!
Esse exercício não tem objetivo de ter um resultado quantitativo, mas sim ser um apoio para ser levado para sua terapia e ao psiquiatra.
Distorção de percepção
O transtorno depressivo leva a pessoa a ter uma distorção na percepção das coisas, isso significa que a visão que ela tem de si, do mundo e do futuro tem cenários geralmente negativos, catastróficos e polarizados!
Uma pessoa com depressão tem as crenças de desvalor, desamor, incapacidade e desamparo muito presentes! Mas o que são essas crenças?
Crença é tudo aquilo que a pessoa acredita, e mesmo sem evidências da veracidade toma aquilo como algo inquestionável de maneira irracional e inconsciente.
Desvalor
A pessoa acredita que não tem valor, que não será aceita em decorrência disso.
Desamor
Está ligada a rejeição, a pessoa acredita que será rejeitada por todos e em tudo oque fizer.
Incapacidade
Como o próprio nome diz, a pessoa acredita ser incapaz, o que gera uma desmotivação e consequentemente abandono/ desistência de tentar realizar as coisas.
Desamparo
A pessoa acredita que é incompetente e que é um fracasso.
O silêncio pode ser fatal
Por necessidade ou por simplesmente encarar os sintomas inicias como passageiros e sem importância, muita pessoas se calam, carregam o peso do sofrimento sozinhas e isso culmina no agravamento do quadro, por isso, é importante estar sempre alerta com os sintomas que se apresentam no dia a dia, é necessário se perceber, fazer uma autoanálise de como estamos, regularmente fazer exames para verificar se há falta de alguma vitamina no corpo, se os hormônios estão regulados, enfim se as condições físicas têm alguma influência para os sintomas que se apresentam.
Tem coisas que só nós podemos fazer por nós mesmos, e cuidar da sua saúde é sua responsabilidade, a partir de uma dificuldade peça ajuda, mas antes tome a decisão e dê o primeiro passo, procure ajuda profissional, somente um médico pode fechar o diagnóstico.
O Google não é médico, seu amigo não é médico, lendo um livro sobre o assunto você se informa, mas não se trata!
Procure um médico e busque uma psicoterapia para compor o tratamento!
Lidar com a depressão não é uma tarefa fácil, mas é possível! A forma mais inteligente de se fazer isso é buscar o tratamento com profissionais confiáveis.
Fernanda de Vasconcelos Silva PSICÓLOGA | CRP 06/141330 |
|||||
0 Comentários