Ansiedade ou Stress? Saiba a diferença

Hoje em dia esses termos estão sendo usados constantemente para definir uma alteração de humor, geralmente o que presenciamos no dia a dia é que, recebe o título de “estressada” aquela pessoa que é mais agressiva no sentido de ser briguenta e o título de “ansiosa” aquela pessoa que não sabe esperar!

Mas, será que essas definições estão corretas?

Vejamos o que é ansiedade e o que é estresse:

De uma forma objetiva, podemos dizer que a ansiedade se caracteriza basicamente por excessos, ou seja, a pessoa ansiosa se preocupa excessivamente com o objeto (motivo) da sua ansiedade, que pode ser o futuro, um medo, uma espera, uma situação que está passando, uma atividade que está realizando!
Atenção! Ter um evento que dispare ansiedade não necessariamente configura um transtorno de ansiedade, existe um conjunto de sintomas para que se tenha diagnóstico de transtorno!
Sem contar que a ansiedade pode ser direcionada para se tornar algo potencialmente positivo, mas isso é assunto pra outra hora…

O estresse é uma RESPOSTA de luta ou fuga diante de algum estímulo, ou seja, algum evento é compreendido como perturbador e dispara essa resposta que é a liberação de hormônios como, por exemplo, a adrenalina (mantém o corpo em alerta).
Se o estresse é uma resposta antes dele ser ativado acontece alguma coisa que coloca o corpo nesse estado.

Será que com essa breve explicação você já consegue perceber a diferença entre um e outro?

Vejamos…

Se olharmos uma pessoa ansiosa e uma pessoa estressada, é possível que consigamos identificar muitos pontos em comum, uma certa tendência a um corpo agitado, irritabilidade, impaciência, hiperventilação, movimentos que por vezes demonstram desatenção e por aí vai…

A diferença, podemos dizer que o estresse é algo mais pontual e que a ansiedade é algo mais crônico.
Viver constantemente estressada pode levar a pessoa a desenvolver um transtorno de ansiedade.

Por isso, a “cartilha” dos cuidados básicos com a rotina precisa ser seguida, alimentação, atividade física, terapia, lazer e criar válvulas de escape para as tensões do dia a dia são fundamentais para manter o equilíbrio da saúde como um todo!

Independente de ser ansiedade ou estresse sabemos que ambos podem prejudicar muito a saúde, o que vemos atualmente são cada vez mais doenças que estão atribuídas aos hábitos de vida e aos conteúdos emocionais e a tendência é que isso seja cada vez mais evidenciado, por conta do estilo de vida que levamos, com tudo muito imediato, cobranças exacerbadas e custo de vida cada vez mais elevado!

Sem desculpas

Não é necessário ter rios de dinheiro para cuidar da saúde, calçar um tênis e caminhar pelo bairro, ir a feira e comprar alimentos frescos, procurar apoio de saúde mental nas instituições de ensino (que é gratuito) são coisas que todos podem fazer, mas antes do fazer tem o querer que cabe a cada um!

A sua saúde é o que você tem de mais precioso, pois é através dela que você realiza todas as outras coisas e se você se conhece consegue prever e controlar as suas reações, e em situações de estresse ou crise de ansiedade é comum que a pessoa perca o controle, portanto, o autoconhecimento é indispensável para que nesses momentos a pessoa saiba a melhor estratégia de enfrentamento a ser utilizada!

 
Fernanda de Vasconcelos Silva
PSICÓLOGA | CRP 06/141330
 
 

Sobre o Autor

Fernanda Vasconcelos
Fernanda Vasconcelos

Graduada em Psicologia, Administração de Recursos Humanos, Pós-Graduada em Terapia Cognitivo Comportamental para Atuação em Múltiplas Necessidades Terapêuticas e Especialista na Metodologia DISC de Análise Comportamental.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisando de ajuda?