Como a ansiedade pode te atrapalhar de viver no presente

O que você tem deixado de viver no presente em decorrência do que planeja para o futuro?

Se você soubesse exatamente quanto tempo tem para desfrutar da vida e esse tempo fosse durar mais um dia apenas, o que mudaria?

Essa é a reflexão que te convido a fazer, pare por alguns instantes e vamos fazer um exercício.

Imagine o seu dia a dia normal, como é hoje. Pense que horas você acorda, a primeira coisa que faz e como segue essa rotina ao longo do dia.

Essa rotina é fixa? Em que momento dela você está disponível para contemplar da sua própria companhia?

Faça uma autoanálise para perceber como tem se sentido em relação a si e aos seus relacionamentos.

Você é uma boa companhia pra você ou se sente só quando precisa ficar um tempo sem ter alguém por perto?

Pode parecer irrelevante esse tipo de reflexão, mas faz todo sentido para entender que tipo de pessoa você tem sido para você!

Consegue imaginar oque você faria por si se só lhe restasse mais um dia de vida, é provável que muitas pessoas respondam que aproveitariam ao máximo esse tempo que lhes restaria e porque não fazemos isso todos os dias? Afinal não sabemos quando será esse momento não é mesmo?

Muitas pessoas são impedidas de viver o hoje porque são ansiosas, os planos futuros são mais importantes que o momento presente, é claro que é importante ter uma perspectiva do futuro, mas isso não pode ser o principal pensamento do seu dia.

O futuro perde a graça quando vira presente para quem sofre com a ansiedade!

Muitas pessoas estão tão habituadas a viver pensando no futuro que quando ele vira presente perde a graça.

Por exemplo, imagine que uma pessoa está organizando um encontro com os amigos, está super empolgada, tenta reunir todo mundo, faz grupo no Whatsapp, pesquisa locais para a reunião e fica super ansiosa para chegar logo o dia do encontro. Mas…quando chega o dia e ela está ali com as pessoas aquilo perde a graça, e essa pessoa começa a pensar em coisas futuras e não aproveita o momento.

Isso acontece de verdade!

E não é algo que a pessoa se perceba fazer até prestar atenção, a ligação que tem esse tipo de comportamento à ansiedade é notória.

Ansiedade não é só crise, falta de ar, coração acelerado e pensamento em turbilhão, sintomas sutis no comportamento da pessoa pode indicar traços de uma mente ansiosa. Podemos dizer que as consequências de não viver o presente são um tanto tristes, pois, a sensação de não conseguir aproveitar nada ou de que nada está suficiente bom vem desse tipo de comportamento.

Para aprender a viver o hoje é necessário praticar o exercício do “se trazer de volta”, todas as vezes que você se perceber indo para o futuro em momentos inoportunos precisa “se trazer de volta” para o presente.

Não é uma tarefa fácil, é necessário treinar e antes se perceber mais, sempre bato nessa “tecla”, se perceba, preste mais atenção em você!

Se você tem dificuldades de olhar para dentro de si é necessário investigar que tipo de crenças estão impedindo que isso aconteça, o autoconhecimento é peça fundamental para todos nós. Faça terapia e aprenda a lidar com as suas crenças limitantes com a ajuda de um profissional.

 
Fernanda de Vasconcelos Silva
PSICÓLOGA | CRP 06/141330
 
 

Sobre o Autor

Fernanda Vasconcelos
Fernanda Vasconcelos

Graduada em Psicologia, Administração de Recursos Humanos, Pós-Graduada em Terapia Cognitivo Comportamental para Atuação em Múltiplas Necessidades Terapêuticas e Especialista na Metodologia DISC de Análise Comportamental.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisando de ajuda?